A importância da contabilidade como ferramenta e gestão em tempos de crise

As-5-dicas-para-um-planejamento-financeiro-a-longo-prazo-equilibrado

A importância da contabilidade como ferramenta e gestão em tempos de crise

17:28 20 maio in Artigos
0 Comments

Por Profa Patricia Christina Pires Sales

Coordenadora geral da CONSULTARE TREINAMENTOS

Contadora CRC/MA 8424/O-1

Em tempos de crise econômica, as empresas, assim como as pessoas, podem passar por períodos de escassez, em suas produções, comercialização e no consumo de produtos e serviços. Se pensarmos de maneira pontual quase ninguém está 100% preparado para tempos difíceis o que sugere então identificarmos durante esses ciclos o que deve ser ajustado para melhoria dos processos e controle eficiente da gestão.

Em período de recessão econômica, os empresários veem-se obrigados a tomar decisões para que os negócios não sigam um rumo negativo, podendo ser agravados com a baixa na atividade, desempregos, dívidas e consigam reverter à situação a tempo em que não ocorra uma falência e concordata.

Além de uma boa administração, as empresas devem contar com uma contabilidade que o auxilie como aliada nesse processo tornando mais seguro o próximo passo a ser dado. No entanto, a fragilidade desse setor, pode colocar em ruína todo um empreendimento e seus investimentos, demonstrando assim a importância dos relatórios expressos a partir de fatos contábeis fidedignos gerados, sem resultados maquiados fazendo com que ela associada a um controle efetivo de suas variações pelos gestores venha a ajudar sobremaneira a manter as “rédeas” novamente permitindo a compreensão da posição financeira e colocando em prumo a situação.

Desta forma, as demonstrações contábeis são informações fornecidas através de relatórios financeiros que visam gerar dados sobre a posição patrimonial e financeira, o resultado e o fluxo financeiro de uma organização em um determinado momento. Assim, os relatórios contábeis, acompanhados da capacidade de interpretação dos números extraídos deles, são essenciais nesse momento para que as deliberações tenham um passo mais assertivo, diminuindo sobremaneira os riscos da descontinuidade da operação.

Apesar de o senso comum levar a entender que a contabilidade é somente obrigatória para algumas empresas, sugerimos que procure as melhores práticas para seguir, implementar e incorporar à sua companhia e perceba que é imprescindível que ela esteja ali, à disposição dos donos de empreendimentos de quaisquer portes ou atividades econômicas para que se torne uma ferramenta de gestão útil e uma bússola para os usuários internos e externos, auxiliando assim nas tomadas de decisões. O acompanhamento sistemático das contas por períodos anteriores ao atual também é de suma importância por permitir a comparação, manter e favorecer a visão holística, podendo analisar o crescimento ou não e decidir a melhor hora de mudança de posicionamento.

Portanto, a continuidade e sobrevivência de um negócio estão diretamente associadas à capacidade de poder antecipar cenários e realizar mudanças rápidas de rumo para se adaptar à nova realidade. Nessas circunstâncias, a Contabilidade é de extrema importância como ferramenta de gestão, contribuindo para o conhecimento do negócio e de suporte na tomada de decisão. Além de ser uma obrigação legal, a contabilidade é uma ferramenta excelente para que o administrador, principalmente nos tempos de crise, possa identificar pontos críticos tornando uma visão mais clara e precisa do atual comportamento da empresa, permitindo ter monitorado o seu progresso e identificar assim oportunidades de crescimento.

No Comments

Post A Comment